ATIVIDADE
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO LAR JOANA D’ARC, REFERENTE AO EXERCÍCIO DE 2.018
I - IDENTIFICAÇÃO:
NOME:LAR JOANA D’ARC
ENDEREÇO:Av. Barão do Rio Branco,1115 – Centro
CIDADE:Tabapuã – SP
CEP:15.880-000
FONE: (17)3562-1461
CNPJ:45.128.378/0001-03
E-mail:larjoanadarc@hotmail.com
REPRESENTANTE LEGAL:
Nome: Milton da Cruz
Endereço: Avenida Sete de Setembro, nº 1635-Jd. Maria Eugênia
Cidade:Tabapuã-SP
CEP: 15880-000
FONE: (17) 3562-1917
RG: 8.411.421-6-SSP-SP- CPF: 046.912.988-3
II – DADOS DEMOGRAFICOS
Tabapuã-SP localiza-se a 425Km da Capital, na região de São José do Rio Preto, Noroeste do Estado. Segundo dados do IBGE o município possui uma população estimada de 12.328 habitantes. A base da sua economia é composta basicamente pelo agronegócio, com maior ênfase para o setor sucroalcooleiro, pecuária de corte e leite, bem como a extração de látex.
III- FINALIDADE ESTATUTÁRIA
O Lar Joana D’Arc é uma instituição civil, sem fins lucrativos, que atende em regime de longa permanência, idosos acima de 60 anos, de ambos os sexos, promovendo o bem estar dos mesmos, garantindo seus direitos e proporcionando cuidados à saúde conforme sua necessidade. Acolhe idosos sem preconceito de origem, raça, cor, sexo, religião e quaisquer outras formas de discriminação.
Atende em função do espaço físico 41 idosos, em virtude da rotatividade nos pedidos de abrigo e reintegração do idoso junto à família.
IV – ATIVIDADES DESENVOLVIDAS POR SETOR:
a)NUTRIÇÃO
Garantia de 6 refeições diárias (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia).
- Manipulação, preparação, fracionamento, armazenamento e distribuição dos alimentos de acordo com o que dispõe o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação.
-Disponibilização e observação das normas e rotinas técnicas quanto aos seguintes procedimentos:
- Limpeza e descontaminação dos alimentos;
- Armazenagem de alimentos;
- Preparo dos alimentos com enfoque nas boas práticas de manipulação; de boas práticas para prevenção e controle de vetores;
- Acondicionamento dos resíduos.
- Elaboração de cardápios variados e nutritivos;
- Adequação do cardápio de acordo com as necessidades dietéticas de cada idoso;
-Supervisão da alimentação do idoso de acordo com os problemas de saúde ( diabetes, intolerância à lactose, problema renal, etc).
b)ENFERMAGEM (enfermeira, auxiliares e técnicas de enfermagem)
O serviço oferece enfermagem contínua, com uma equipe que presta atendimento humanizado, abrange a área da saúde dos idosos, prevenção de doenças, promoção da qualidade de vida e planejamento para longevidade com conforto. A hospitalidade é suprida por equipe treinada, que, além, das suas funções gerais, tem experiência específica no trato com pessoas idosas.
O residente pode contar com os seguintes serviços:
-Controle e registro de prontuários e procedimentos;
-Consulta de enfermagem;
-Acompanhamento de idosos aos serviços necessários, tais como: médico/dentário; ambulatoriais, análises clínicas, pronto socorro, internações, exames, curativos, etc.
-Detecção precoce dos problemas de saúde;
-Medidas restauradoras e reabilitadoras cabíveis aos debilitados;
-Checagem de exames laboratoriais;
-Higienização corpórea e oral;
-Administração de medicamentos;
-Realização de curativos;
-Cuidados paliativos;
-Administração e acompanhamento do esquema vacinal;
-Verificação dos sinais vitais;
-Controle de estoque de medicamentos e materiais;
-Supervisão, organização e distribuição de tarefas;
-Providenciar documentação para medicamentos de Auto-Custo.
c) SERVIÇO SOCIAL
- Solicitação de vagas para transferências de internos quando necessárias;
- Visita domiciliar quando solicitado o acolhimento de idosos;
- Atendimento à família do usuário quando necessário;
- Fortalecimentos de vínculos;
- Participação na elaboração de documentos para recebimento de emendas parlamentares;
- Elaboração do PIA (Plano Individual de Atendimento).
d) FISIOTERAPIA
-Cinesioterapia;
-Eletrotragia;
- Alongamento;
- Analgesia;
- Manipulação;
-Treino de marcha;
-Treino de equilíbrio e propriocepção;
- Atividade em grupo com bola.
e)SERVIÇOS DE LAVANDERIA
- Coleta, separação e lavagem das roupas;
- Processamento das roupas ( centrifugar, secar, passar, separar, dobrar e colocar nos respectivos lugares).
f)SERVIÇOS DE HIGIENE E LIMPEZA
- Limpeza diária, incluindo o recolhimento do lixo, limpeza dos pisos, lavagens dos banheiros e outros ambientes e limpeza das superfícies dos mobiliários; geralmente uma vez por turno, além da limpeza imediata do local , quando necessário.
- Limpeza semanal, incluindo escovação do piso, limpeza de teto, luminárias, paredes, janelas, divisórias, etc.
g)SERVIÇOS DE ESCRITÓRIO
- Organizar e executar os serviços administrativos/burocráticos de acordo com as orientações da Direção da Entidade;
- Executar todo o serviço de recebimento, organização, distribuição e controle de materiais;
- Organizar (receber, protocolar, arquivar e expedir) a documentação geral da Entidade;
- Atender o público e/ou os funcionários, dando informações, orientações e esclarecimentos solicitados;
- Atender a Direção da Entidade, mantendo-a informada de todo o andamento do trabalho;
- Digitar relatórios, ofícios e outros documentos pertinentes;
- Participar de reuniões com a equipe de trabalho;
- Supervisionar a equipe de trabalho;
- Executar serviços externos quando necessário;
- Efetuar compra de todo material usado na Entidade;
- Efetuar transferências de folha de pagamento e outros;
- Manter rotinas financeiras, controlando verbas, contas a pagar, conta bancaria,
- Efetuar o fechamento de ponto de todos os funcionários;
- Efetuar a seleção e recrutamento de admissão de funcionários, etc.
h) LAZER
- Entretenimento dos idosos através de programas de TV (Sala de TV);
- Entretenimentos dos idosos através de jogos de dominó, cartas, etc;
-Caminhadas semanais em companhia de voluntários e funcionários;
-Aulas semanais de dançam em parceria com o CRAS;
i) EVENTOS
- Comemoração mensal dos aniversariantes com a participação da família e voluntários;
- Festividades em datas comemorativas (Páscoa, dia das mães, festa junina, dia dos pais, natal e ano novo);
- Confraternização de Natal organizada pelo grupo GAVA.
-Café da tarde organizado pelos pais dos alunos do Colégio Nossa Senhora do Calvário de Catanduva (7º série);
- Café da tarde oferecido por membro da sociedade.
V- PONTOS POSITIVOS:
-Maior integração entre internos, funcionários, comunidade e familiares, através das atividades de lazer e eventos realizados durante o ano na entidade;
-Termino da reforma e adequação da estrutura física do prédio, que propiciou maior comodidade e bem estar para os internos;
-Programação e execução de promoções (feira de doces, bolachas, palitos de cebola, pizzas, etc) para arrecadação de recursos financeiros;
-Programação e execução de campanhas (frango, carne, etc);
-Recebimentos de doações financeiras mensais de terceiro pessoa física;
- Recebimento de recurso financeiro oriundo de Prestações Pecuniárias/Poder Judiciário local;
- Recebimento de doação em espécie realizada por membro da Diretoria;
-Recebimentos de repasses financeiros efetuados pelas Prefeituras Municipais de Tabapuã, de Novais e de Catiguá;
-Recebimentos de recursos financeiros obtidos através da Campanha “Nota Fiscal Paulista”;
-Recebimento de gêneros alimentícios e de recursos financeiros, obtidos através de campanhas promovidas por grupos classistas;
-Arrecadação anual de produtos de limpeza e gêneros alimentícios não perecíveis, realizada pela diretoria da Entidade juntamente com voluntários do município;
- Recebimentos mensais de salgados para a realização das festividades de aniversários dos idosos;
-Recebimentos mensais de doações de bolos de aniversários obtidos através de voluntários do município;
- Corte de cabelo dos idosos através de voluntários do município de Catiguá;
- Recebimento de doações diversas obtidas através do Fundo Social de Solidariedade do município de Catiguá.
VI - PONTOS NEGATIVOS:-
- Convênios com o Estado e a União, com valores defasados e insuficientes há mais de 19 (dezenove) anos;
- Falta de interesse de grande parte de familiares com seus idosos;
- Diminuição da percentagem de repasses da Nota Fiscal Paulista.
VII- ATIVIDADES PREVISTAS E NÃO REALIZADAS
Nada Consta.
VIII- ATIVIDADES NÃO PREVISTA E REALIZADAS
Nada consta.
IX- CUMPRIMENTO DO OBJETIVO DO PROGRAMA:
I – Durante o exercício de 2018 ficou evidenciado o cumprimento do Estatuto do Idoso e o atendimento às necessidades básicas da pessoa idosa, com fornecimento de alimentação, medicação, vestuários, lazer, recreação, noção de limpeza e higiene, etc.
X- ASSISTÊNCIA SOCIAL (Custos):
Utilizando recursos próprios e outros oriundos de Convênios Municipal, Estadual e Federal a Entidade desenvolveu em 2018, suas atividades estatutárias, da seguinte forma:
SUBVENÇÃO MUNICIPAL/TABAPUÃ R$ 137.500,00
SUBVENÇÃO MUNICIPAL/CATIGUÁ R$ 38.400,00
SUBVENÇÃO MUNICIPAL/NOVAIS R$ 24.000,00
SUBVENÇÃO ESTADUAL /2017 R$ 2.040,00
SUBVENÇÃO ESTADUAL R$ 22.440,00
SUBVENÇÃO FEDERAL R$ 14.600,00
TOTAL R$ 238.980,00
Por intermédio de Receitas Extraordinárias (Donativos em dinheiro e promoções beneficentes) no valor de R$ 492.815,52 (quatrocentos e noventa e dois mil e oitocentos e quinze reais e cinqüenta e dois centavos) de receitas ordinárias (percentual de benefícios previdenciários 70%), a entidade complementou seus recursos financeiros e conseguiu com dificuldades, dar atendimentos em média para 35 (Trinta e Cinco) idosos, de ambos os sexos em regime longa permanência.
XI- RECURSOS HUMANOS NO ANO DE 2.018:
Departamento de Nutrição:
01 - Suelen Aparecida Braz Garcia (Voluntária)
02 –– Luciene Rocha da Silva Cozinheira
03 – Ivone Danetto Marion – Cozinheira
04-Maria Maura dos Santos Moreno- Auxiliar de Cozinha
Departamento de Enfermagem :
05 – Márcia Cristina Senna e Silva – Enfermeira
06 – Jaqueline Bologna – Técnica de Enfermagem
07 – Katia Aparecida Carvalho Agostinho – Técnica de Enfermagem
08 – Regina Aparecida Leme – Técnica de Enfermagem
09- Cristina Aparecida Mantovani Laço – Técnica de Enfermagem
10 – Cintia Julieli Rodrigues da Silva – Auxiliar de Enfermagem
11- Geisa Antonio Benitto – Auxiliar de Enfermagem
13- Alexandra da Silva Roberto – Auxiliar de Enfermagem
14- Ana Paula da Silva – Cuidadora de Idosos
Departamento Administrativo:
15 – Kelle Fernanda Molinari – Assistente Administrativo
16 – Mauro Silvio Ianez – Auxiliar de Escritório
Departamento de Higiene e Limpeza:
17 – Maria de Fátima Rogatti – Faxineira
18- Marci Bergamini Cassanti -Faxineira
19- Irene Maria da Silva Nascimento - Auxiliar
Departamento de Lavanderia :
20 - Márcia Cristina da Silva Moreno - Lavadeira
21 – Luciana Aparecida Alves Moretti – Lavadeira
Departamento de Fisioterapia:
22 - Vanessa de Souza
23 - Rodrigo Baldi Martins
Departamento de Serviço Social:
24 - Alessandra Alves Simões Adegas – Assistente Social
Departamento de Psicologia
25- Andresa Isabel Baratela Lopes Flores
Motorista:
26- Hamilton Moretti
Pedreiro
27- Miguel Dorival Billar de Lima (Até Agosto/2018)
Servente
28- Roberto Aparecido Teixeira dos Reis (Até Agosto/2018)
XII – RECURSOS HUMANOS TERCEIRIZADOS
01 - Norberto Assessoria Contábil
XII- VOLUNTÁRIOS – Membros da Diretoria, Associados, Nutricionista, Digitador de Notas Fiscais Paulistas, profissional para desenvolvimento de atividades socioculturais, familiares dos assistidos e eventuais.
XIV- ESPAÇO FISICO: 01 cozinha; 01 refeitório; 01 sala de convivência; 01 lavanderia industrial completa, 01 estendal coberto; 01 sala para rouparia; 01 varanda; 01 sala para administração/reuniões; 01 despensa; 01 almoxarifado; 01 posto de enfermagem; 01 sala para fisioterapia; 01 área para atividades coletivas ecumênicas e de lazer; 02 jardins amplos com bancos; 01 sala para materiais de higiene e limpeza; 01 vestiário feminino; 01 vestiário masculino; 02 banheiros coletivos; 02 banheiros para os funcionários; 11 suítes (para 4 ou 3 pessoas).
XV- OUTROS EQUIPAMENTOS:
02 veículos SPIN (transporte de idosos/equipe técnica), 01 máquina de lavar industrial, 01 centrífuga industrial, 01 secadora industrial, 02 tanquinhos, 41 camas, 02 camas hospitalares, 41 colchões, 01 aparelho de pressão arterial analógico, 01 balança digital, 01 sistema de inalação e aspiração com 02 pontos de utilização, 01 compressor, 08 botijões de gás c/ cilindros (P45), 02 fogões industriais (6 bocas e 4 bocas), 1 exaustor, 04 freezers, 02 geladeiras,1 câmera fria,01 moedor de carne elétrico, 3 TV (s), 40 ventiladores de teto, 10 ventiladores oscilantes, 02 ventiladores de pé, 02 fornos elétricos, 1 microondas, 3 bebedouros de pressão, 01 bebedouro grande, 05 mesas para refeição, 30 cadeiras de rodas, 10 cadeiras de banho, 08 cadeiras de varanda, 15 cadeiras de junco, 04 armários de aço, 3 arquivos de aço, 39 guarda-roupas, 05 prateleiras de aço, 03 armário em MDF, 01 armário em alvenaria, 04 armários de pia, 04 mesas para escritório, 01 máquina de datilografia, 01 máquina de calcular, 30 cadeiras, 3 cadeiras giratórias de escritório, 5 cadeiras fixas de escritório, 01 mesa para máquina de escrever, 03 computadores, 02 impressoras multifuncionais, 01 Fax, 03 aparelhos de telefone, 02 carrinhos de limpeza, 02 hampers, 02 lavadoras de Alta Pressão Wap, 01 carrinho de carga, 1 turbilhão, 1 forno de bier para fisioterapia, 1 aparelho de ultrassom para tratamento da dor, 1 aparelho de infra-vermelho, 06 extintores, 09 lâmpadas de emergência , 02 hidrantes com mangueira, reserva de incêndio de 15 mil litros, 01 registro de recalque, 01 central de alarme, 13 detentores de fumaça pontuais.
XVI- AVALIAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO:
A avaliação da programação contínua e com meios técnicos para a superação de possíveis entraves ou obstáculos localizados contou com a participação do pessoal (funcionários, Diretoria, Familiares e Voluntários), visando o profícuo desenvolvimento do Programa.
O LAR JOANA D’ARC, realizou a integração dos beneficiários com o meio social e familiar, sempre obedecendo a critérios indispensáveis de relacionamento.
XVII- BLOQUEIOS OBSERVADOS:
Nada Consta.
XIX- OBSERVAÇÃO:
O Lar Joana D’Arc aguarda para o ano de 2019:
- A liberação de Emendas Parlamentares, refletindo positivamente no desenvolvimento das atividades; - Continuidade de ajuda financeira das Prefeituras de Tabapuã, Catiguá e Novais.
Tabapuã-SP, 10 de Janeiro de 2019.
MILTON DA CRUZ
PRESIDENTE